Assembleia Geral da ONU: o que é isso?

A Assembleia Geral da ONU é um dos principais órgãos deliberativos da Organização das Nações Unidas (ONU) e se reúne anualmente, de setembro à dezembro, para deliberar sobre questões como paz, segurança, cooperação internacional, aprovação de novos membros, entre outros assuntos. Habitualmente, o governante brasileiro é o primeiro a discursar abrindo os trabalhos.

Durante a Assembleia, reúnem-se os 193 países membros, sendo a única instância da Organização que garante a isonomia entre os participantes, onde cada um possui direito a um voto com o mesmo poder de decisão, diferentemente do Conselho de Segurança, por exemplo, órgão máximo da instituição, em que são membros permanente apenas EUA, Rússia, Reino Unido, França e China, com poder de veto sobre qualquer decisão tomada por outras instâncias. Os membros não permanente do Conselho de Segurança são eleitos, em total de dez, pela Assembleia Geral para um período de dois anos.

A primeira Assembleia geral aconteceu em 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, contando com cinquenta e um representantes.

Saiba mais sobre a história da Assembleia Geral da ONU.

Tags:,

Deixe um comentário