Em seu texto, a BNCC estabelece dez competências gerais que todo estudante deve desenvolver ao longo de seu percurso escolar na educação básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a fim de atingir os objetivos plenos de sua formação, por meio de uma educação integral, pautada por valores e atitudes que prezam pela ética, pela solidariedade humana e pelo desenvolvimento sustentável.
Como estão estruturadas as Competências na BNCC?
As dez competências gerais da Base perpassam todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica. No Ensino Fundamental, cada área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), possui também competências próprias. Estas, juntamente com as competências específicas de cada componente curricular, articulam-se às competências gerais, atingindo a culminância do processo de ensino-aprendizagem.

As 10 competências gerais da BNCC:
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Esta competência diz respeito ao CONHECIMENTO e sobre como utiliza-lo para continuar a aprender e contribuir com a sociedade, sobre tudo, no despertar de valores como justiça, democracia e inclusão.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Esta competência refere-se ao SABER CIENTÍFICO e como lidar com o conhecimento produzido pelas diferentes áreas, a fim de criar soluções e elaborar problemas com base na reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
A referência para esta competência é a CULTURA e e mobiliza as habilidades e atitudes necessárias para que o estudante possa tornar-se um agente ativo de diversificadas manifestações culturais.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Esta competência refere-se à COMUNICAÇÃO e como utilizar as diversas formas de linguagens para se expressar, compartilhar informações, experiências e ideias, de forma que o sentido da informação gere um entendimento mútuo.
5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Esta competência diz respeito à compreender e saber utilizar as TECNOLOGIAS DIGITAIS para acessar e disseminar informações significativas para solução de problemas e exercer o protagonismo na própria vida pessoal e social.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Esta competência refere-se às escolhas responsáveis, a partir de experiências e conhecimentos próprias do MUNDO DO TRABALHO para decisões que valorizem atitudes cidadãs, críticas e conscientes.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Esta competência é referente à capacidade de apoiar uma ARGUMENTAÇÃO em fatos confiáveis, para defender ideias com base nos direitos humanos, com consciência socioambiental e consumo responsável.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
AUTOCONHECIMENTO é a palavra referência desta competência. Conhecer a si mesmo, compreender e saber lidar com os aspectos emocionais próprios e dos demais.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
É a premissa desta competência desenvolver o respeito mútuo por meio do DIÁLOGO, DA EMPATIA E DA COOPERAÇÃO. Saber acolher e valorizar a diversidade, os diversos saberes, identidades e culturas superando preconceitos de qualquer natureza.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
RESPONSABILIDADE para tomar decisões que afetem a vida pessoal e coletiva, com base em valores éticos, democráticos, solidários, com vistas à sustentabilidade.
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Muito obrigada! Excelente material.
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Obrigada Professor Richard, seu material me ajudou muito para completar a minha compreensão.
Grato pela visita, Herta!
Obrigado professor!
Olá, Izabel. Agradeço a sua visita!