Na publicação anterior, você teve a oportunidade de conhecer os Fundamentos Pedagógicos da BNCC, ou seja, sobre quais as suas premissas pedagógicas. Vimos, então, que a Base Nacional Comum Curricular adota uma concepção pedagógica baseada no desenvolvimento de competências e habilidades, com vistas à construção de uma educação integral do ser humano. Agora vamos conhecer como se estrutura este documento e como se organizam e inter-relacionam-se pedagogicamente as suas propostas.
» Conheça o Guia de História na BNCC
A BNCC está dividida em três partes, correspondentes às três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem. Veja o quadro abaixo:

Os componentes curriculares estão divididos em unidades temáticas, de acordo com cada ano/ciclo de aprendizagem. Cada unidade temática apresenta seu conjunto de objetos de conhecimentos, que relacionam-se às habilidades específicas daquele ano/ciclo. Tomemos como exemplo o componente curricular de História, área de Ciências Humanas, do 6° do ensino fundamental:

No exemplo acima, podemos observar que os objetos de conhecimento correspondem aos conteúdo a serem trabalhados em sala de aula. Estes devem estar voltados para a mobilização de habilidades específicas, que uma vez adquiridas pelos estudantes, levam ao desenvolvimento das competências pretendidas pela BNCC.
De forma geral e simplificada, poderíamos dizer que: as unidades temáticas organizam os conteúdos (objetos de conhecimento) que, trabalhados de forma apropriada pelo professor, levam à aquisição de determinadas habilidades. Uma vez mobilizadas, estas habilidades levam à desenvolvimento das competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular.
Unidade temática > objetos de conhecimentos (conteúdo) > habilidades > competências

Observe que a BNCC estabelece três níveis de competências que articulam-se entre si, de forma a atingir os objetivos de aprendizagens a que todo estudante tem direito. São elas:
Competências gerais > Competências específicas da área > Competências específicas do Componente

Nos tópicos Competências Gerais, Competências Específicas da Área de Ciências Humanas e Competências Específicas do componente curricular de Historia, trabalharemos de forma mais aprofundada sobre as relações e inter-relações entre competências, habilidades, atitudes e valores propostos pela Base.
[…] Gostaríamos de convidá-lo agora, a conhecer a estrutura e a organização pedagógica da Base Nacional Comum Curricular. […]
[…] A Estrutura e a organização pedagógica da Base Nacional Comum Curricular […]
[…] Guia de História na BNCC, você poderá saber mais sobre a Estrutura e organização da Base Nacional Comum Curricular e Como fazer um plano de aula usando as competências e habilidades da […]