As Competências Específicas da área de Ciências Humanas, no Ensino Fundamental, compreendem os componentes curriculares de História e Geografia. Assim, articulam-se às Competências Específicas desses componentes curriculares e às Competências Gerais da BNCC para promover uma perspectiva interdisciplinar de saberes, valores e atitudes a serem desenvolvidos com esta etapa da Educação Básica. Na próxima publicação, trataremos especialmente das Competências Específicas de História.
Competências específicas da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental.
1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
Estimular o respeito à diversidade, a partir da compreensão de si mesmo e do outro, e promover os direitos humanos.
2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
O mundo contemporâneo impõe diversos desafios às futuras gerações, sobretudo no que tange ao uso e gestão da informação e como ela se relaciona com as diversas dimensões da organização humana. Esta competência diz respeito a como saber utilizar a informação para se posicionar, como cidadão crítico, frente aos problemas da contemporaneidade.
3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
O homem é a única espécie que intervém no meio para garantir a sua subsistência. Por meio do trabalho, transforma a natureza e gera as condições econômicas para a vida em sociedade. Esta competência refere-se à despertar no estudante ideias e ações, por meio da curiosidade, que contribuam para a transformação social e cultural das dinâmicas sociais.
4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Utilizar-se dos instrumentos próprios das Ciências Humanas para despertar consciência de si mesmo, do outro e das diferentes culturas com as quais se relaciona.
5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.
Desenvolver o conceito de sincronia e diacronia e compreender os processos históricos em seus aspectos variados.
6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Capacidade de argumentar, tendo por base ideias e opiniões que promovam os direitos humanos e a consciência sócio ambiental. Tornar-se responsável e protagonista para construção de uma sociedade assentada sobre os valores da justiça, da democracia e da inclusão.
7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
Desenvolver o raciocínio espaço temporal em seus diversos aspectos e manifestações, tais como os ritmos temporais, localização e direção valendo-se das tecnologias digitais e dos conhecimentos próprios da História e da Geografia.
« Voltar para o Guia de História na BNCC.
[…] para o desenvolvimento de uma ou mais competências. São elas: as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Ciências Humanas e as próprias competências específicas do componente do componente curricular de História. Não […]
[…] as áreas do conhecimento; as competências específicas das áreas de conhecimento, por exemplo as competências específicas da área de Ciências Humanas; e, por fim, as competências específicas dos componentes curriculares, que aqui interessa-nos, […]
[…] Competências Específicas da área de Ciências Humanas […]
[…] o desenvolvimento de uma ou mais competências, considerando as competências gerais da BNCC, as competências específicas da área de Ciências Humanas e as competências específicas do componente do componente curricular de História. Não perca […]
[…] tópicos Competências Gerais, Competências Específicas da Área de Ciências Humanas e Competências Específicas do componente curricular de Historia, trabalharemos de forma mais […]
[…] Competências específicas da área de Ciências Humanas na BNCC […]
gostaria de receber sobre geografia.
Olá, ainda não temos um material específico para Geografia. Só para o componente de História. Mas em breve, sim, é possível. Grato pela visita.
[…] respectivos componentes curriculares. Assim, a área de Ciências Humanas, por exemplo, apresenta competências específicas da área, que nesta etapa engloba História e Geografia. Esses componentes curriculares, além de possuírem […]
[…] previstas 19 habilidades. Estas habildiades correlacionam-se às dez competências gerais, às competências específicas da área de conhecimento (em nosso caso as Ciências Humanas) e às competências específicas do componente curricular […]
Algum material de Filosofia para ser utilizado no Ensino Fundamental – séries finais?
Olá, boa noite!
Não, filosofia não temos nada. Só história.
Abraços.