BNCC - 7 ano do Ensino Fundamental

BNCC: Planejamento Anual – História – 7° sétimo ano do Ensino Fundamental

Ensino Fundamental


O planejamento anual 7º ano do Ensino Fundamental para o componente curricular de História, tem início com a transição da Idade Média para a Idade Moderna. A partir das competências e habilidades da BNCC, iniciaremos o ano com a investigação sobre o conceito de Modernidade e trabalharemos, nos dois primeiros bimestres, as questões pertinentes à Idade Moderna no continente europeu. Nos dois últimos bimestres, serão trabalhados o início da colonização portuguesa no Brasil, os ciclos econômicos, a escravidão, o tráfico negreiro e o continente Africano na perspectiva da modernidade.

7º ano – Ensino Fundamental

Objetos de conhecimento da BNCC

  • A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História
  • A ideia de “Novo Mundo” ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno
  • Humanismos: uma nova visão de ser humano e de mundo
  • Renascimentos artísticos e culturais
  • Reformas religiosas: a cristandade fragmentada
  • As descobertas científicas e a expansão marítima

Habilidades da BNCC

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.


Planos de aula para o 1º Bimestre

O conceito de modernidade e a formação das monarquias nacionais

  • Cronograma de aplicação: 10 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF07HI01EF07HI07
  • Competências Específicas: 1, 2

Renascimento Cultural e a nova mentalidade europeia (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

As Reformas Religiosas da Modernidade (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

As grandes descobertas científicas

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental

7º ano – Ensino Fundamental


Objetos de conhecimento da BNCC

  • A formação e o funcionamento das monarquias europeias: a lógica da centralização política e os conflitos na Europa
  • Saberes dos povos africanos e pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial
  • A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação
  • A estruturação dos vice-reinos nas Américas
  • As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental
  • As lógicas internas das sociedades africanas
  • As formas de organização das sociedades ameríndias

Habilidades da BNCC

(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

(EF07HI06) Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

(EF07HI07) Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

(EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.

(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial.

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

(EF07HI14) Descrever as dinâmicas comerciais das sociedades americanas e africanas e analisar suas interações com outras sociedades do Ocidente e do Oriente.


Planos de aula para o 2º Bimestre

Mercantilismo e os Estados Absolutistas (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

As Grandes Navegações (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 10 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

A África sobre a perspectiva da Modernidade (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

A Conquista da América: o Novo Mundo (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

A Colonização Espanhola (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

7º ano – Ensino Fundamental


Objetos de conhecimento da BNCC

  • Resistências indígenas, invasões e expansão na América portuguesa
  • A escravidão moderna e o tráfico de escravizados

Habilidades da BNCC

(EF07HI11) Analisar a formação histórico-geográfica do território da América portuguesa por meio de mapas históricos.

(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial e étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática).

(EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna e suas distinções em relação ao escravismo antigo e à servidão medieval.

(EF07HI16) Analisar os mecanismos e as dinâmicas de comércio de escravizados em suas diferentes fases, identificando os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados.


Planos de aula para o 3º Bimestre

A Colonização Portuguesa (em construção)


  • Cronograma de aplicação: 20 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

O ciclo do Açúcar (em construção)


  • Cronograma de aplicação: 10 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

Escravidão e tráfico negreiro (em construção)


  • Cronograma de aplicação: 16 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

7º ano – Ensino Fundamental

Objetos de conhecimento da BNCC

  • A emergência do capitalismo
  • As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto Oriental

Habilidades da BNCC

(EF07HI13) Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.

(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.

Planos de aula para o 4º Bimestre

Expansão territorial (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 20 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

O ciclo do ouro (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 20 aulas.
  • Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.

20 comentários

  1. Prof. Richard Abreu, esse material tem.me auxiliado na elaboração do planejamento para o segmento que trabalho.

    Mas gostaria de sugerir que o senhor pudesse nos orientar em dicas de estratégias …

    Curtir

  2. Olá sou prof. modalidade EJA e seus comentários são provocadores de reflexões. utilizo em meus planos e são fáceis de aplicar. muito útil. grato.

    Curtir

  3. Ola Professor Richard, td bem? Minha esposa é recém formada e gostaria de baixar esse plano e conhecê-lo melhor para auxiliá-la em sala de aula nas turmas do 7º ano fundamental, o senhor poderia nos orientar como baixar por favor pois não conseguimos.

    Curtir

Deixe um comentário