Planejamento anual de História para o 9º ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC.

O Planejamento anual de História para o 9º ano do Ensino Fundamental está assentado sobre as seguintes temáticas, propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC:

  • O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
  • Totalitarismos e conflitos mundiais
  • Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
  • A história recente

Cada um desses temas corresponde uma Unidade Temática, prevista na Base, e é equivalente a um semestre letivo, com seus respectivos conteúdos e habilidades.

Índice do planejamento

  1. Índice do planejamento
  2. Planejamento anual
  3. 1º Bimestre
    1. O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
    2. Objetos de conhecimento para 1º Bimestre – BNCC
    3. Habilidades para 1º Bimestre – BNCC
    4. Planos de aula para o 1° Bimestre
      1. Primeira República (ou República velha)
      2. A Era Vargas e o Estado novo (em construção)
  4. 2º Bimestre
    1. Totalitarismos e conflitos mundiais
    2. Objetos de conhecimento para 2º Bimestre – BNCC
    3. Habilidades para 2º Bimestre – BNCC
    4. Planos de aula para o 2º Bimestre
  5. 3º Bimestre
    1. Objetos de conhecimento para 3º Bimestre – BNCC
    2. Habilidades para 3º Bimestre – BNCC
    3. Planos de aula para o 3º Bimestre
  6. 4º Bimestre
    1. Objetos de conhecimento para 4º Bimestre (Conforme BNCC)
    2. Habilidades para 4º Bimestre (Conforme BNCC)
    3. Planos de aula para o 4º Bimestre

Planejamento anual

1º Bimestre

O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

A Unidade Temática I, do 9º ano do do Ensino Fundamental, O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até meados do século XX, aborda, especialmente, os desdobramentos da história do Brasil em um período que vai do início da República (1889) até meados do século XX, especificamente, até o fim do Estado Novo.

A Unidade mobiliza um conjunto de Objetos de Conhecimentos e Habilidades que, espera-se, o estudante desenvolva ao longo do primeiro bimestre letivo do ano. Assim, explora os meandros da vida social, cultural, econômica e política do país situando-os temporalmente entre os fatos e acontecimentos que sucederam-se neste escopo de tempo:

  • A primeira experiência republicana conhecida como República Velha ou Primeira República, de 1889 à 1930;
  • E o período Varguista, incluindo a Revolução de 1930, a Revolução Constitucionalista de 1932 e o Estado Novo.

Neste contexto, a Unidade explora, ainda, temáticas como o papel e a inserção negro na sociedade brasileira pós-abolição, as questões indígenas, a urbanização e industrialização, como fenômenos observados nos anos varguistas, e a atuação dos movimentos sociais na sociedade brasileira, assim como o papel da mulher na reivindicação de seus direitos.

Objetos de conhecimento para 1º Bimestre – BNCC

  • Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo
  • A proclamação da República e seus primeiros desdobramentos
  • A questão da inserção dos negros no período republicano do pós abolição
  • Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações
  • Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930
  • O período varguista e suas contradições
  • A emergência da vida urbana e a segregação espacial
  • O trabalhismo e seu protagonismo político
  • A questão indígena durante a República (até 1964)
  • Anarquismo e protagonismo feminino

Habilidades para 1º Bimestre – BNCC

(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

(EF09HI02) Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.

(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

(EF09HI06) Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

(EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as pautas dos povos indígenas, no contexto republicano (até 1964), e das populações afrodescendentes.

(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.

(EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.

Planos de aula para o 1° Bimestre

Primeira República (ou República velha)

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI01EF06HI02
  • Competências Específicas: 2, 3, 5

A Era Vargas e o Estado novo (em construção)

  • Cronograma de aplicação: 18 aulas.
  • Público alvo: 9º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI01EF06HI02
  • Competências Específicas: 2, 3, 5

2º Bimestre

Totalitarismos e conflitos mundiais

Na Unidade Temática II vamos trabalhar com a temática dos Totalitarismos e conflitos mundiais. Nosso recorte temporal vai do início da Primeira Guerra Mundial à fundação da Organização Nações Unidas (ONU).

Neste período o mundo viveu a emergência de duas guerras de alcance mundial e de uma revolução local com efeitos globais, como veremos adiante, que foi a Revolução Russa, em 1917.

Em meio a tamanhas perturbações, surgiram regimes de governo totalitários, tais como o Fascismo (Itália), o Nazismo (Alemanha) e o Stalinismo, na ex-URSS, com consequências brutais para a humanidade.

Ainda neste unidade estudaremos a questão Palestina, nesse contexto histórico e a Crise de 29, que abalou a economia mundial e se liga diretamente aos acontecimentos das guerras e ao surgimento dos regimes totalitários.

Objetos de conhecimento para 2º Bimestre – BNCC

  • O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial
  • A questão da Palestina
  • A Revolução Russa
  • A crise capitalista de 1929
  • A emergência do fascismo e do nazismo
  • A Segunda Guerra Mundial
  • Judeus e outras vítimas do holocausto
  • O colonialismo na África
  • As guerras mundiais, a crise do colonialismo e o advento dos nacionalismos africanos e asiáticos
  • A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos

Habilidades para 2º Bimestre – BNCC

(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

(EF09HI11) Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.

(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).

(EF09HI14) Caracterizar e discutir as dinâmicas do colonialismo no continente africano e asiático e as lógicas de resistência das populações locais diante das questões internacionais.

(EF09HI15) Discutir as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.

(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.

Planos de aula para o 2º Bimestre

3º Bimestre

Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Na Unidade Temática III, ModernizaçãoDitadura Civil-Militar e redemocratização: o Brasil após 1946, nos voltaremos ao contexto da história do Brasil que vai do fim do Estado Novo, passando pelo período democrático que antecedeu a ditadura civil-militar iniciada em 1964. Após análise detida desses períodos, estudaremos o período da redemocratização do país, iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais.

Objetos de conhecimento para 3º Bimestre – BNCC

  • O Brasil da era JK e o ideal de uma nação moderna: a urbanização e seus desdobramentos em um país em transformação
  • Os anos 1960: revolução cultural?
  • A ditadura civil-militar e os processos de resistência
  • As questões indígena e negra e a ditadura
  • O processo de redemocratização
  • A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.)
  • A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais
  • Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira
  • A questão da violência contra populações marginalizadas
  • O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização

Habilidades para 3º Bimestre – BNCC

(EF09HI17) Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.

(EF09HI18) Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.

(EF09HI19) Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

(EF09HI20) Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.

(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

(EF09HI22) Discutir o papel da mobilização da sociedade brasileira do final do período ditatorial até a Constituição de 1988.

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.

(EF09HI24) Analisar as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais, identificando questões prioritárias para a promoção da cidadania e dos valores democráticos.

(EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.

(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.

(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais e sociais ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.

Planos de aula para o 3º Bimestre

4º Bimestre

A História recente

Na Unidade IV, A História Recente, nosso eixo de atenção se volta novamente para a história global, sem perder de vista as questões locais, regionais e nacionais.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo mergulhou em um cenário bipolarizado, com disputas de forças entre os Estados Unidos (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ambos, em seu campo de influência, manobrando politicamente os países periféricos.

A partir de 1989, com a queda do muro de Berlim e posteriormente, dissolução da URSS, as questões políticas e econômicas internacionais deslocam-se do centro ideológico “comunismo vs capitalismo” para um crise global de expansão do terrorismo, que culmina no ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, em 2001.

Objetos de conhecimento para 4º Bimestre (Conforme BNCC)

  • A Guerra Fria: confrontos de dois modelos políticos
  • A Revolução Chinesa e as tensões entre China e Rússia
  • A Revolução Cubana e as tensões entre Estados Unidos da América e Cuba
  • As experiências ditatoriais na América Latina
  • Os processos de descolonização na África e na Ásia
  • O fim da Guerra Fria e o processo de globalização
    Políticas econômicas na América Latina
  • Os conflitos do século XXI e a questão do terrorismo
  • Pluralidades e diversidades identitárias na atualidade
  • As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional

Habilidades para 4º Bimestre (Conforme BNCC)

(EF09HI28) Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.

(EF09HI29) Descrever e analisar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.

(EF09HI30) Comparar as características dos regimes ditatoriais latino-americanos, com especial atenção para a censura política, a opressão e o uso da força, bem como para as reformas econômicas e sociais e seus impactos.

(EF09HI31) Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.

(EF09HI32) Analisar mudanças e permanências associadas ao processo de globalização, considerando os argumentos dos movimentos críticos às políticas globais.

(EF09HI33) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

(EF09HI34) Discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.

(EF09HI35) Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

Planos de aula para o 4º Bimestre

11 comentários

    • Oi, Alessandra! Ainda não. Estou trabalhando para disponibilizar todo o material do Ensino Fundamental ainda, que não estão completo. E como você ver, a BNCC do ensino médio tem uma proposta bastante desafiadora para nós professores, e não será tão simples confeccionar material para essa etapa. Mas com certeza, em algum momento, teremos alguma coisa por aqui, ok.
      Obrigado!

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