Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a UNESCO publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrina racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, nº 23, 1999 (adaptado)
Enunciado:
A posição assumida pela UNESCO, a partir de 1948, foi motivada a partir de acontecimentos recentes, dentre os quais, se destacava o(a)
Alternativa:
a) ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
b) desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
c) morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
d) execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazista.
e) lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.
Comentários
A questão coloca em evidência a Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948, pela ONU, assim como o repúdio da UNESCO a todas as formas de discriminação entre os homens no pós Segunda Guerra Mundial. No enunciado, pede que seja identificado os eventos ou fatos históricos, que serviram de motivação para a postura adotada pela UNESCO.
A alternativa correta é a letra D: “execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazista”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus, eslavos e minorias éticas e sociais foram executados em campos de concentração do regime de extrema direita nazista, liderado por Aldof Hitler, que justificava seu atos por meio de teorias pseudo-científicas que propagavam a superioridade da raça branca do homem ariano.
Após os horrores vividos pela humanidade ao longo da Segunda Guerra, em 1948 a ONU declarou a igualdade natural de todos o homens, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A UNESCO, seu braço para a Educação, a Ciência e a Cultural, publicou artigos e pesquisas científicas que desmitificavam a superioridade de uma raça sobre outra e demonstravam a unidade do gênero humano.