BNCC - 6 ano do Ensino Fundamental

BNCC – Planejamento anual de História para o 6º sexto ano: conteúdos, habilidades e competências.

Ensino Fundamental


O Planejamento Anual de História para o 6º ano do Ensino Fundamental, articula as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular aos objetos de conhecimento previstos em cada unidade temática da BNCC para este ciclo de ensino. Iniciaremos o 1º bimestre com estudos conceitos sobre a História e o Tempo, e trabalharemos também a as origens das humanidade e do homem no continente Americano. A partir do 2º bimestre, serão trabalhadas as civilizações antigas, da América e da África, para em seguida, no 3º bimestre letivo, iniciarmos os estudos a cerca da Antiguidade Clássica, com Grécia antiga e Roma. No 4º e último bimestre, a temática será Idade Média, onde será abordado a formação do Império Bizantino, a expansão do Islã e a Europa Feudal, entre os séculos V e XV.

6º ano – Ensino Fundamental

No 1º bimestre trabalharemos com as questões conceituais sobre História e Tempo e expandiremos nossa abordagem para outros dois importantes objetos de conhecimento previstos na BNCC: as origens da humanidade e as origens do homem americano. Trata-se de um módulo de estudos de extrema importância, por ser o módulo que abre o ano letivo. É de fundamental importância que seja realizado um diagnóstico prévio, a fim de que sejam avaliadas as aprendizagens adquiridas pelos estudantes em anos anteriores.


Objetos de conhecimento da BNCC

  • A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.
  • Formas de registro da história e da produção do conhecimento.
  • As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Habilidades da BNCC

(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

(EF06HI03) Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.


Planos de aula para o 1º Bimestre

História, Tempo, Documentos e Fontes Históricas

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI01EF06HI02
  • Competências Específicas: 2, 3, 5

As origens da Humanidade e seus processos de deslocamento

  • Cronograma de aplicação: 16 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI03
  • Competências específicas: 2, 4

As origens do homem americano

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI04EF06HI05EF06HI06
  • Competências específicas: 3, 4

6º ano – Ensino Fundamental

No 2º bimestre, trabalharemos com quatro módulos de estudos, com foco nas aprendizagens previstas na BNCC, dentro das seguintes temáticas: Os provos pré-colombianos e o indígena originários do território brasileiro; As civilizações mesopotâmicas; e Egito e o Reino de Cuxe. Além disso, o primeiro módulo será destinado ao diagnóstico das aprendizagens do bimestre anterior.


Objetos de conhecimento da BNCC

  • Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos);
  • Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais;

Habilidades da BNCC

(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

(EF06HI08) Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.


Planos de aula para o 2º Bimestre

Povos Pré-colombianos e o Indígena Originário do Território Brasileiro

  • Cronograma de aplicação: 14 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI07EF06HI08

Civilizações Mesopotâmicas

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI07

Sociedades antigas da África: Egito e o Reino Kush (Cuxe)

  • Cronograma de aplicação: 14 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI07EF06HI08

6º ano – Ensino Fundamental

No 3º bimestre os trabalhos estarão concentrados no surgimento do mundo clássico, seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. São cinco módulos de estudos, sendo dois destinados à Grécia Antiga e dois à Roma antiga. A exemplo dos bimestre anteriores, o primeiro módulo será destinado ao diagnóstico de aprendizagens da turma.


Objetos de conhecimento da BNCC

  • As noções de cidadania política na Grécia e em Roma: Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política;
  • O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio;
  • Senhores e servos no mundo antigo e no medieval;
  • O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval
  • O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.
  • Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
  • Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).

Habilidades da BNCC

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

(EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. 

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.


Planos de aula para o 3º Bimestre

Formação da Grécia antiga e aspectos políticos, econômicos e sociais

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI10EF06HI12EF06HI15EF06HI16EF06HI17EF06HI19

Grécia antiga, aspectos culturais e seu legado

  • Cronograma de aplicação: 8 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI09

Formação de Roma e seus aspectos políticos, econômicos e sociais

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI11EF06HI12EF06HI13 EF06HI15EF06HI16EF06HI17EF06HI19

Roma, aspectos culturais e seu legado

  • Cronograma de aplicação: 8 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI09

6º ano – Ensino Fundamental

No quarto bimestre letivo, fecharemos o ano com três módulos temáticos que abordam o período ligeiramente posterior posterior à queda do Império Romano (476 a.C). No primeiro bloco será abordado a formação do Império Bizantino, no segundo bloco, a Idade Média, Feudalismo e a Igreja e, por fim, o Mundo Árabe.

Objetos de conhecimento da BNCC

  • A passagem do mundo antigo para o mundo medieval.
  • Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
  • Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.
  • Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).
  • O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval.
  • O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.

Habilidades da BNCC

(EF06HI14) Identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços.

(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.

Planos de aula para o 4º Bimestre

Império Bizantino

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI14EF06HI15

Idade Média, Feudalismo e a Igreja

  • Cronograma de aplicação: 16 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI16EF06HI18EF06HI19

O mundo Islâmico

  • Cronograma de aplicação: 12 aulas.
  • Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Habilidades: EF06HI15

35 comentários

  1. Bom dia Prof. Richard Abreu. Seu material é muito bom. Já sou um inscrito. Gostaria de saber se existe a possiblidade de copiar e colar esses planos. Obg pela atenção!

    Curtir

  2. Boa noite. acabei de assinar , mas noa estou conseguindo visualizar o planejamento do 9º ano , não tem nenhum conteúdo disponível para visualizar , aparece somente a unidade temática e as habilidades mas não aparece o planejamento.

    Curtir

  3. olá …Bom dia…Achei o material excelente…me ajudou muito. Vou ficar atenta as informações dadas as demais visitantes, que são as mesmas que eu gostaria de saber…GRATIDÃO..!!!

    Curtir

  4. Boa noite!
    Fiz a compra do seu plano de ensino e tb fiz a assinatura. O plano de ensino não foi enviado para meu e-mail como informado nos termos de compra.

    Curtir

Deixe um comentário