A Biblioteca Digital Mundial é um grande acervo que guarda parte do patrimônio histórico e cultural da humanidade. Criada para despertar o interesse de estudantes e público em geral pela cultura histórica de vários países do mundo, a biblioteca possui mais de 15.508 itens disponíveis para pesquisa, de mais de 193 países, sendo documentos que datam de 8.000 a.C à 2.000 d.C. São, portanto, dez mil anos de história ao alcance de seu clique. Isso não é fantástico?
A Biblioteca Digital Mundial é uma iniciativa da UNESCO e tem a participação de diversas fundações e bibliotecas nacionais do mundo inteiro, inclusive da Biblioteca Nacional brasileira. Outra importante colaboradora é a Biblioteca do Congresso dos EUA, que concebeu e desenvolveu o site da Biblioteca Mundial. O site utiliza-se de ferramenta de pesquisa que simplifica a busca de conteúdos, facilitando ao visitante o acesso ao documento e assuntos que deseja pesquisar. O site funciona em sete idiomas, inclusive em Português, e oferece conteúdo em imagens em altíssima definição. Alguns itens do acervo são apresentados em vídeo por professores e bibliotecários.
Ao acessar o site da Biblioteca Digital Mundial o visitante pode visualizar, por exemplo, imagens em alta definição de um dos mais antigos documentos gregos preservados hoje, registrado em papiro egípcio, datado do século IV a.C, a “Maldição de Ártemis” faz parte do acervo que pode ser consultado.

Também é possível visualizar um mapa antigo do Brasil, datado do século XIX, produzido pelo cartógrafo John Rapkin, entre os anos de 1835 e 1860.

Há muitas outras riquezas culturais e históricas disponíveis para consulta no site da Biblioteca Digital Mundial. E se você pode dar um pulinho lá para conferir tudo. Acesse: https://www.wdl.org