As pirâmides do Egito são construções milenares, que parecem ter sido uma obsessão para os egípcios antigos. As mais famosas são as pirâmides de Gizé, assim chamadas por situarem-se no platô de Gizé, próximas à atual cidade do Cairo. Muito comuns em cartões postais, e principal atração para os milhares de turistas que visitam o Egito anualmente, foram construídas durante o Primeiro Império (3.200 à 2.100 a.C), durante o governo dos faraós Queóps, Quefren e Miquerinos. Embora sejam as mais famosas, não foram as primeiras, nem as únicas construções em formato piramidal do Egito antigo. Séculos antes, o faraó Djoser, que governou entre 2667 a.C. a 2648 a.C., construiu a primeira pirâmide do Egito. Idealizada por seu arquiteto e mestre de obras, Imhothep, é chamada de Pirâmide de Sacará ou Pirâmide de Degrau.
Elson Musk sobre as pirâmides
Na semana passada (31/07) um “twitte” do multimilionário Elon Musk provocou uma confusão na Internet ao afirmar que as pirâmides do Egito foram construídas por extraterrestres. Este não é um assunto novo, apesar de não ter nenhum crédito no meio acadêmico. Mas vindo de alguém engajado em pesquisas espaciais que pretendem levar o homem a Marte, não poderia passar despercebido. Em sua rede social, Musk afirmou: “Aliens built the pyramids obv“. Em traduação literal: “Alienígenas construíram as pirâmides, óbvio”. Você concorda, ou pelo menos acha plausível algo assim?
Claro que não há embasamento científico na afirmação de Elon Musk. Mas pela sua relevância no cenário internacional de exploração espacial, as suas palavras ganharam enorme repercussão. Tanto, a ponto de serem prontamente respondidas pela ministra de cooperação internacional do Egito, Rania al-Mashat. A ministra não só rechaçou a afirmação de Musk, como também o convidou a conhecer de perto as construções milenares. Segundo ela, isso ajudaria o multimilionário a compreender melhor o esforço humano de construção daquelas monumentais obras.
Rania al-Mashat não foi a única a responder Elon Musk. O arqueólogo egípcio Zahi Hawass, que há anos estuda as pirâmides do Egito, também o rebateu o magnata. Por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, afirmou que os argumentos de Musk são apenas uma “completa alucinação”.
Por que a fala de Musk causou tanta polêmica?
Antes de tudo por que para a academia, as pirâmides do Egito são frutos do gênio humano. Boa parte dos historiadores, inclusive, as consideram como resultado do labor de homens e mulheres que se viram forçados a trabalhar em suas construções, em condições degradantes e precárias. Associar, portanto, a construção dessas obras monumentais à uma hipótese sem qualquer embasamento científico, seria uma incorreção histórica, além de tirar o mérito de homens e mulheres que deram sangue e suor em sua realização. A questão, no entanto, é bastante polêmica. Pois se não há qualquer evidência de que extraterrestes construíram as pirâmides, tão pouco se sabe com exatidão que tipo de tecnologia foi usada para erguer as gigantescas pedras que as compõem.
Voltando a Elon Musk
Se a afirmação de Musk tivesse sido feita por qualquer um de nós, entre os mortais, certamente não teria tanta repercussão. Mas Elon Musk tem ganhado notoriedade no cenário internacional, não só como dono de uma das maiores fortunas do mundo, mas pela sua proeminte participação na atual onda de exploração espacial. A sua nave, a SpaceX, pousou no oceano Atlântico, no Golfo do México, trazendo a bordo dois astronautas norte-americanos diretamente da Estação Espacial Internacional, a ISS, apenas dois dias antes de sua polêmica publicação no Twitter. E, atualmente, as empresas do multimilinário vêm trabalhando em parceria com a NASA para construir um foquete que levará o homem à uma fascinante jornada à Marte até o ano 2030.
Para quem quem tem interesse pelo assunto e quer se divertir com um bom entretenimento, pode assistir sem medo de arrependimento a série Mars. Produzida pela pela National Geographic e lançada em 2016 pela Netflix, a série explora, ficcionalmente, a aventura do homem chegando ao planeta vermelho, inspirada no projeto impulsionado por Elon Musk.