Proposta de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental. Trabalha as Competências 1 e 4 da área de Ciências Humanas e a Competência Específica 4, da disciplina de História da Base Nacional Comum Curricular.
O conteúdo foi desenvolvido a partir da perspectiva da youtuber e influencer digital, Fátima Cheaitou, em uma viagem que realizou ao Irã, durante do mês do Ramadã. A partir do vídeo de Cheaitou, buscaremos ressaltar e compreender os principais aspectos da histórica islâmica, assim como hábitos e costumes dos muçulmanos durante a festividade religiosa. O vídeo servirá de gancho, ainda, para abordagem de temáticas como “a diferença entre árabes e islâmicos”, “o surgimento do Islã, sua expansão e o domínio árabe do Mediterrâneo”, “aspectos da religião islâmica e o legado da cultura árabe para o ocidente”.
Competências da BNCC
CECHEF 1: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
CECHEF 4: Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
CEH 4 – Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Breve introdução: o Ramadã.
O Ramadã, é o mês sagrado dos muçulmanos. Acontece anualmente, em datas distintas em relação o calendário Gregoriano. Isso, porque, árabes e muçulmanos, para suas festividades religiosas, baseiam-se pelo calendário islâmico, de forma que, em relação ao calendário ocidental, usado na maior parte do mundo, o início do Ramadã pode acontecer em dias distintos a cada ano, pois o calendário islâmico baseia-se pelos ciclos da lua.
Durante o Ramadã, os seguidores do islamismo, religião fundada por Maomé no ano de 622 d.C, reúnem-se diariamente em orações e jejum, para saudar a Allá e ao profeta Maomé e ler o Corão, o livro sagrado do Islã. O período de jejum inicia-se com o nascer do sol a cada dia e termina quando o sol se põe, quando lhes é permitido fazer uma leve refeição, para em seguida recolherem-se, novamente, em oração.
É comum, durante o Ramadã, a peregrinação à Meca e outros locais sagrados. Em Meca, os fiéis do Islã reúnem-se em torno da Caaba, uma pedra sagrada, dos tempos de Maomé, onde, de acordo com a tradição, devem dar sete voltas em sentido horário recitando versos do Corão.
Vídeo: Viagem ao Irã.
No vídeo de Fátima Cheaitou, uma youtuber e influencer digital de origem libanesa, radicada no Brasil, são apresentados alguns importantes aspectos do fé islâmica durante o Ramadã, onde podemos conhecer um pouco dos costumes e hábitos dos muçulmanos durante o evento religioso. Isso nos ajuda a conhecer um pouco mais sobre a religião islâmica, a desmistificar parte dos preconceitos criados no ocidente sobre o islamismo.
https://youtu.be/wTPJc6UWNYgRamadã no Irã
Abordagem em sala de aula.
A partir do vídeo de Cheaitou, vamos buscar elos para compreensão dos principais aspectos históricos do islamismo e do mundo árabe, suas origens e expansão, assim como seu legado para a cultura ocidental.
Enumeramos, a seguir, tópicos essenciais para guiar a pesquisa do professor e a sistematização do conteúdo para sala de aula.
O que é o Islã e qual a diferença entre árabes e muçulmanos?
“Árabes”, “Islã”, “Muçulmanos”. Todos esses são termos muito conhecidos do nosso dia a dia, sobretudo, pela presença no noticiário, na mídia, de forma geral. Não raro, associados à notícias nem sempre positivas, como guerras, ataques terroristas, disputas territoriais, etc. Mas será que conseguimos diferenciar o que é cada uma dessas palavras e o que realmente elas significam? Muçulmanos e árabes são a mesma coisa? O que é islamismo, afinal? Parta dessas questões para estabelecer o que cada um desses termos significa e suas diferenças. O objetivo é que os estudantes possam:
- Compreender quem são os árabes e saber diferenciá-los no espaço-tempo de outros povos que professam a fé islâmica; e
- entender que, apesar de o Islã ser uma religião de origem árabe, cujo seguidores são chamados de muçulmanos, nem todo muçulmano é árabe e, eventualmente, nem todo árabe é necessariamente muçulmano, embora essa seja a religião oficial do país em que vivem.
Estabelecidos esses elos de compreensão, você poderá partir para novas investidas, aprofundando o tema.
O surgimento do Islã, sua expansão e o domínio árabe do Mediterrâneo.
Por que Meca é uma cidade sagrada para os muçulmanos e como surgiu o Islã? Essa são questões chaves para inciar as discussões em torno do surgimento do islamismo, enquanto religião que unificou o povo da arábia e deu origem a um estado árabe, na península arábica. Aqui é importante que os estudante compreendam importantes aspectos da história árabe, como e do surgimento do islamismo:
- A Arábia pre-islâmica, sua constituição e localização geográfica;
- Quem foi o Profeta Maomé;
- As visões de Maomé que fundamentaram a criação do Islã;
- A fuga de Maomé para Medina e a retomada de Meca pelos seguidores do Islã;
- A expansão do islamismo para outros continentes, como África, Ásia e Europa e o domínio do Mediterrâneo.
Aspectos da religião islâmica: o Ramadã e o seu significado para os seguidores do islamismo.
O Ramadã é o mês sagrado para os muçulmanos. Todos os anos, milhares de seguidores do Islã dirigem-se à Meca, onde reúnem-se diariamente em orações e fazem jejum durante todo o dia. A data as festividades do Ramadã é regida pelo calendário islâmico, que difere do calendário Gregoriano, utilizado no mundo ocidental. Assim, o início do Ramadã, a cada ano, acontece em datas diferentes conforme o calendário cristão ocidental.
Ao abordar este tema, esteja certo de que os estudantes vão conseguir compreender e identificar:
- A origem do Ramadã como mês sagrado muçulmano;
- A diferença entre os calendários cristão e islâmico;
- O que é o Corão e os principais fundamentos da religião islâmica;
- Locais sagrados para os muçulmanos;
- Aspectos do islamismo que relacionam-se com o Cristianismo.
Cultura árabe e seu legado para o mundo moderno.
Os árabes foram responsáveis por introduzir no ocidente diversas invenções, que contribuíram para transformar e desenvolver a cultura ocidental, com reflexos até os dias de hoje. Álcool, alfaiate, XXX, por exemplos, são palavras comuns hoje em nosso vocabulário, oriundas do árabe. Também foram os árabes que desenvolveram a álgebra e introduziram o zero na matemática. De seu legado, podemos extrair também o aperfeiçoamento da bússola dos chineses, o que contribuiu, sobremaneira, para o desenvolvimento das navegações de longa distância que culminaram nas Grandes Navegações do século XV.
- As realizações do mundo árabe e sua influência no ocidente, como o aperfeiçoamento da bússola, contribuições para a ciência e a matemática.
- Palavras de origem árabe em nosso idioma, seus significados e origens.