O Físico (The Physician) é um filme baseado no romance homônimo de Noah Gordon, de 1986. Narra a história de um aspirante a médico durante a Idade Média. É estrelado por Tom Payne, no papel de Rob, como personagem central, e Stellan Sarsgard, como Bader (barbeiro). Tem direção de Philipp Stölzl, mesmo diretor de Goethe (2020). O Físico tem, ainda, participação de Ben Kingsley e entrou em cartaz em 2014.
Breve sinopse de O Físico (The Physician)
Após presenciar a morte da mãe, por uma enfermidade conhecida apenas como ‘doença do lado’, Rob vê-se obrigado a seguir viagem com Bader (Stellan Sarsgard). Este é um velho barbeiro que perambula pelos vilarejos da Inglaterra no século XI oferecendo cura e tratamento para os mais diversos males. Claro, utilizando-se de práticas um tanto rudimentares.
O interesse pelo ofício e a amizade com Bader tomam espaço na vida de Rob. Até que o velho barbeiro, habituado a tratar moléstias alheias, depara-se com a própria desgraça. Ao começar ficar cego, acometido por uma catarata, Bader, na companhia de Rob, é levado a procurar tratamento em uma comunidade judaica. Lá, Rob toma conhecimento dos avanços da ciência no Oriente. Fascinado com os aprimorados métodos que curaram a cegueira de Barder, resolve partir para a Pérsia em busca de um grande sábio da medicina.
Sobre o filme
O filme entrega um enredo envolvente e bem ambientado. Peca, apenas, pelo excesso de cenas banais, o que estereotipa personagens e o contexto histórico. Ao final das duas horas e trinta e cinco minutos em que segura o telespectador na frente da tela, deixa a sensação de um bom entretenimento. Fica, também, a vontade de assistir a algo um pouco mais profundo sobre o tema que aborda.
Na Europa medieval, sob a égide do poder da Igreja, a medicina constituía-se em verdadeira heresia. A prática era relegada a homens como o personagem interpretado por Stellan Sarsgard (Barder), barbeiros ambulantes, que entre outras atividades, serravam ossos, aplicavam sanguessugas e extraiam dentes a sangue frio. Tudo com pouca, ou nenhuma higiene, quase sempre em ambientes insalubres. Não por acaso, doenças infecciosas proliferavam e, em casos extremos, dizimavam parcelas da população, como ocorreu durante as epidemias de peste. Estas, aliás, terão papel relevante na trama. Eram vistas como um castigo divino. Curá-las, como uma heresia. Um beco sem saída que reflete a mentalidade da época quando o absoluto religioso ofuscava a luz da razão.
Há motivos, porém, para assistir O Físico, sobretudo, quando a narrativa transversa por essas temáticas que opõem o pensamento científico do tempo à obtusa autoridade religiosa sobrepunha-se a qualquer outra no mundo de então. É essa, aliás, a temática que vai predominar na parte final do filme, dando o seu desfecho.
Aproveite e tenha um bom entretenimento!
Dicas para professores
De acordo com classificação indicativa o Ministério da Justiça, O Físico (The Physician) tem classificação indicativa para faixa etária acima de 14 anos. Assim, caso pretenda usar em sala de aula, o ideal é que seja trabalhado com turmas de Ensino Médio.
O professor poderá explorar temáticas pertinentes à Idade Média, tais como:
- as sucessivas epidemias de peste que acometiam a população
- questões envolvendo ciência e religião
- Perseguição religiosa e questões envolvendo cristianismo e judaísmo no período medieval.
Trailer oficial de O Físico (The Physician)
Veja mais sobre filmes como este em Filmes.