Paleolítico e Neolítico, os períodos pré-históricos.

De acordo com as descobertas científicas, os primeiros hominídeos tiveram origem aproximadamente entre sete e quatro milhões de anos atrás. Estas descobertas apontam que sua origem comum está na África, onde foram encontrados os fósseis mais antigos dos ancestrais humanos, como por exemplo, o Australopithecus Africanus. A partir deste ponto de vista, podemos afirmar que o homem moderno (homo sapiens) – isto é, nós – somos frutos de um longo processo de evolução que, por meio da seleção natural das espécies, foi passando por lentas transformações até chegar ao que é hoje.

Assim, ao olharmos para trás, vemos uma longa história da humanidade, da qual, muitas vezes, nos escapam detalhes. Mas, por meio do trabalho de ciências auxiliares à História, como a Arqueologia e a Paleontologia, podemos conhecer e descobrir muitas coisas sobre nossos ancestrais. Ao estudarem os fósseis e outros registros deixados pelo homem, como utensílios de caça, pinturas rupestres, entre outros, os cientistas chegam a conclusões, mais ou menos precisas, de como viviam e se comportavam nossos parentes primitivos.

Essa longa história da humanidade, que se situa antes do homem desenvolver a escrita e se organizar em sociedades complexas, como as que conhecemos hoje e as que surgiram em tempos mais remotos, normalmente é conhecida como pré-história. Ou seja, a história do homem antes da invenção da escrita. E esse período é dividido, para sua melhor compreensão, em duas fases que os historiadores chamam de Paleolítico e Neolítico. Vamos entender um pouco mais sobre estes períodos.

Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada

Chamado assim, de Idade da Pedra Lascada, porque foi durante este período que o homem começou a usar a pedra como ferramenta. Nesta época, nossos ancestrais ainda não dominavam técnicas eficientes para talhar a pedra, mas já utilizam instrumentos rudimentares de lascas de pedras, que colhiam espontaneamente na natureza ou fabricavam sem muita técnica. Estes instrumentos os auxiliavam, por exemplo, na caça ou como proteção contra outros animais. Foi também durante o Paleolítico que o homem começou a dominar o fogo. A princípio surgido naturalmente de descargas elétricas que incendiavam a vegetação seca, o fogo passou, pouco a pouco, a fazer parte dos artefatos humanos. A partir da fricção de pedaços de madeiras, o homem descobriu como criar o fogo e passou a utilizá-lo para diversos fins, como para se aquecer e espantar predadores. Com o tempo, e o domínio pleno do fogo, começou também a cozinhar os próprios alimentos.

Este longo período da história humana se estende de aproximadamente quatro milhões de anos, quando homem ainda era um hominídeo, recém surgido, a aproximadamente 10.000 anos antes de Cristo. Neste momento, algo muito importante aconteceu no processo evolutivo da humanidade. De caçadores-coletores, o homem passou a dominar técnicas de produção de alimentos que permitiram a sua sedentarização, ou seja, a sua fixação em um determinado lugar. Com o advento da agricultura, o homem pode finalmente fixar a sua localização e não precisava mais vagar por longas distâncias em busca de alimentos. Era o início do período Neolítico, do que vamos falar agora.

Neolítico, ou Idade da Pedra Polida

Por volta de 10.000 ou 9.000 anos antes de Cristo, o modo de vida do homem primitivo passou por transformações tão significativas, que os historiadores costumam tratá-las por Revolução Neolítica. Diferentemente da época da pedra lascada, agora o homem havia aprendido a polir a pedra, de forma a transformá-la em instrumentos ainda mais eficazes. Por isso, o Neolítico, é também conhecido como Idade da Pedra Polida.

Como vimos anteriormente, foi nessa época que o homem passou a se sedentarizar, ou seja, fixar a sua localização em determinados lugares, que muito tempo depois, dariam origem às grandes cidades e civilizações. Com o domínio da agricultura, o homem passou a produzir o seu próprio alimento. Assim, não dependia mais de longas caminhadas para caçar ou coletar comida. Uma vez fixado em um lugar, passou a construir habitações rudimentares que os protegiam de animais maiores. Foi durante este período que o homem inventou a roda e também aprendeu a construir pequenas embarcações que o ajudavam no transporte e locomoção. No final do Neolítico, o homem já possui pleno domínio do bronze, que adquiria por meio da fusão do cobre e do estanho e também dominava a cerâmica. Dessa forma, conseguia confeccionar armas mais eficientes e utensílios que se tornavam úteis para uma vida sedentária.
Por volta de aproximadamente 4.000 anos a.C, o homem já estava bastante adaptado a uma vida em sociedade. Havia formado tribos e a organização social tornava-se cada vez mais complexa, o que impunha novas formas de se relacionar e produzir socialmente. Uma das consequências da vida em sociedade, foi o surgimento da escrita, como forma de fixar leis e aprimorar a contabilidade. Assim, surgiram as primeiras civilizações da antiguidade, como a Civilização Egípcia e a Mesopotâmica, que se formaram, respectivamente, às margens do rio Nilo (Egípcios) e dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmicos).

Conclusão

A partir do conhecimento científico, podemos inferir que o homem é originado de um longo processo evolutivo, tal qual, todas as outras espécies que habitam o planeta. Embora tenham surgido várias espécies de hominídeos, todas derivaram de um ancestral comum, e a que prevaleceu sobre as demais, foi dos homo sapiens, que é a linhagem do homem moderno. Para melhor compreender e explicar a longa história humana, os historiadores dividem a história em longos períodos, de acordo com as características que predominaram em cada um. Assim, a história humana antes da invenção da escrita, o pré-história, é dividida em dois períodos principais: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada; e o Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida. Neste último período, o homem começou a desenvolver a agricultura. Isso possibilitou que ele pudesse se fixar em um lugar e abandonar a condição de nômade. Com a sedentarização do homem, as organizações se tornaram cada vez mais complexas e originaram as primeiras grandes civilizações da antiguidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *