Narvik é um filme norueguês, dirigido por Erik Skjoldbjærg, lançado em 2022, pela Netflix. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, trata de um particular recorte do conflito: a Batalha de Narvik, quando tropas nazistas fizeram romper a neutralidade da Noruega, invadindo uma pequena cidade portuária daquele país, chamada Narvik, para protegerem (leia-se usurparem) a produção de minério de ferro oriunda da cidade, da qual dependia a indústria de armas alemã.
Em Narvik se deu a maior batalha da Segunda Guerra Mundial em solo norueguês e ali, também, a primeira derrota de Hitler na guerra, embora por um breve período de tempo. Isso porque, após expulsarem os alemães, as tropas aliadas deixaram a cidade, largando o vulnerável exército norueguês à própria sorte. Em poucas semanas, as forças alemãs voltaram, dominaram a região e ali permaneceram até a derrota final de Hitler.
Todo esse contexto é explorado em Narvik, ao longo de 1h48, reforçado por um clima de suspense que tece a trama a medida que uma das personagens principais, Ingrid Tofte, forçada pelas circunstâncias, parece envolver-se numa perigosa situação de cooperação com os nazistas.
Aliás, o mérito principal do filme é exatamente esse: segurar o telespectador pelo interesse no desfecho da trama, o que se evidencia, principalmente, na segunda parte do filme.
De Narvik não se deve esperar cenas alucinantes de batalhas e nem efeitos especiais ao estilo hollywoodiano das grandes produções de guerra, mas inteligência no roteiro, ação em certa medida e um final, diria… até surpreendente pela singeleza. Não se trata de um filme que você vai levar para a vida toda, claro. Mas vale a pena assistir!
Trailer oficial de Narvik
Veja mais sobre filmes como este em Filmes.