11 de setembro: ataque às torres gêmeas.

O dia 11 de setembro entrou para história recente da humanidade, pelo colossal ataques às Torres Gêmeas em Nova Iorque, EUA, no ano de 2001. Exatamente no dia 11 de setembro daquele ano, terroristas ligados à grupo Al-Qaeda, liderados por Osama bin Laden lançaram dois aviões contra o Word Trade Center, levando à morte 2996 pessoas. Na sequência dos ataques, outro avião foi direcionado para o Pentágono, centro do poder militar dos Estados Unidos e um terceiro caiu na Pensilvânia, depois que os passageiros tomaram conhecimento da dimensão dos atos e entraram em luta contra os sequestradores. Especula-se que este quarto avião seria direcionado para algum alvo em Washington, a Casa Branca ou o Capitólio.

Os incidentes levaram os EUA à duas guerras, contra o Afeganistão e, posteriormente, contra Iraque. Este último, sob alegação de que oferecia abrigo e treinamento à rede terrorista e, supostamente, para eliminar seu arsenal de armas químicas, que nunca foram descobertas.

Osama bin Laden foi capturado e morto por tropas norte-americanas no Paquistão em 2011, dez anos depois dos atentados de 11 de setembro. Seu corpo, supostamente, foi lançado ao mar, em local desconhecido.


11 de setembro: Golpe Militar no Chile

O dia 11 de setembro marca também o golpe militar no Chile, em 1973, quando o ditador Augusto Pinochet destituiu o presidente, legitimamente eleito, Salvador Allende, empossando-se no poder, em uma ditadura que duraria dezessete anos.

As ações militares do golpe iniciaram-se na manhã do dia 11 de setembro. Por volta do meio dia, aviões da Força Aérea Chilena bombardearam o Palácio Presidencial La Moneda. Pouco tempo depois, o corpo de Allende foi encontrado, próximo à arma com a qual se suicidou.


Outros fatos ocorridos no mês de setembro


    Fatos históricos e acontecimentos de outros meses

    Veja tudo em Fatos Históricos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *