No dia 08 de outubro de 1967, o líder revolucionário, Ernesto “Che” Guevara, foi capturado pelo exército boliviano, na região de Sierra Maestra, na Bolívia. Na ocasião de sua captura, Che, estava liderando uma tentativa de insurgência comunista na Bolívia. Após a sua captura, ele foi mantido sob custódia pelo exército boliviano e executado, ao que se sabe, no dia seguinte, em 9 de outubro de 1967, a mando do governo boliviano. O presidente da Bolívia na época, René Barrientos, e a CIA estiveram envolvidos na captura e na decisão de executá-lo. Guevara foi morto por um pelotão de fuzilamento.
A morte de Che Guevara teve repercussões significativas na América Latina e em todo o mundo, tornando-o um ícone da luta revolucionária e da esquerda política. Sua imagem e suas ideias continuaram a exercer influência sobre movimentos políticos e sociais em muitos países após sua morte.
Ante de seu insucesso na Bolívia, Che Guevara desempenhou um papel fundamental na Revolução Cubana, um movimento revolucionário que resultou na queda do governo de Fulgencio Batista e na ascensão de Fidel Castro ao poder em Cuba. A Revolução Cubana começou em 1953 e culminou na vitória das forças revolucionárias em janeiro de 1959.
Seu ideal era levar a revolução para todos os países da América Latina.
Outros fatos ocorridos no mês de outubro
Fatos históricos e acontecimentos de outros meses
Veja tudo em Fatos Históricos.