23 de agosto, execução de Sacco e Vanzetti

No dia 23 de agosto de 1927, os dois imigrantes italianos, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, foram executados nos EUA, acusados do assassinato de homens, decorrente de um assalto a uma fábrica de sapados, em Massachusetts, EUA. O caso foi um dos mais emblemáticos da história da justiça norte-americana, e ganhou repercussão mundial na época. Apesar de um longo julgamento, que durou aproximadamente seis anos, não se sabe se os dois italianos foram realmente os autores do crime.

O juiz do caso, Webster Thayer, foi acusado diversas vezes por conduzir o julgamento de forma parcial, com tendência a condenar os dois suspeitos, mas por seus posicionamentos políticos do que propriamente pelas provas materiais que os incriminassem.

Sacco e Vanzetti, como ficaram conhecidos, eram dois militantes anarquistas de origem italiana que migraram para os EUA em busca de melhoras condições de vida. Foram eletrocutados em uma cadeira elétrica na noite do dia 23 de agosto de 1927 sem que suas participações no crime fossem comprovadas, segundo os defensores.

Leia A história e a tragédia de Sacco e Vanzetti para saber mais.


Outros fatos ocorridos no mês de agosto


Fatos históricos e acontecimentos de outros meses

Veja tudo em Fatos Históricos.

Deixe um comentário