Na África oriental, duas grandes civilizações se desenvolveram, deixando para a humanidade um enorme legado de suas existências: a civilização egípicia e o reino de Kush (Cuxe), este último, na região conhecida como Núbia, território hoje ocupado pelo Sudão. Neste módulo, vamos conhecer os principais aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais destas civilizações e compreender os seus processos de desenvolvimento ao longo tempo.
Plano de Aula
Sociedades antigas da África: Egito antigo e o Reino de Kush (Cuxe)
Cronograma de aplicação:
- Cronograma de aplicação: 14 aulas.
- Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
- 2º Bimestre.
1ª e 2ª aulas | Introdução ao assunto |
3ª a 10ª aulas | Desenvolvimento do tema |
11ª e 12ª aulas | Revisão |
13ª aula | Avaliação intermediária |
14ª aula | Feedback da Avaliação |
Objetos de conhecimento conforme a BNCC:
Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos);
As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Objetivo geral
Conhecer os principais aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais destas civilizações e compreender os seus procesoss de desenvolvimento ao longo tempo.
Objetivos específicos
1. Localizar espaço-temporalmente, reinos e impérios que se constituíram no continente africano, com destaque para a civilização egípcia e o reino de Kush (Cuxe), e suas organizações políticas, sociais, econômcas, e culturais.
2. Conhecer e compreender a importância dos fatores geográficos para o desenvolvimento da civilização egípicia e sua relação com o rio Nilo, em seus aspectos econômicos e culturais.
3. Conhecer a formação histórica do Egito antigo, seus períodos históricos e sua relação com povos vizinhos, sobretudo, com o reino de Kush em suas relações econômicas e trocas culturais.
4. Entender a organização social dos povos egípcios, o papel do farao e de outros estratos sociais, como servos, escravos, camponeses, escribas e sacerdotes e o papel da mulher na sociedade egípicias.
5. Compreender a religiosidade do povo egípicio em interface com o sistema político e social de sua civilização.
6. Identificar e analisar o legado cultural, a arte e a arquitetura egípcia e do reino de Kush.
7. Conhecer os sistemas de escrita no Egito antigo, com destaque para a forma de escrita hieroglífica.
Conteúdo:
- O Egito antigo e o Reino de Kush (Cuxe)
- O rio Nilo como fator de desenvolvimento da sociedade egípcia
- O processo de unificação e períodos históricos do Egito
- A organização social do Egito e do reino de Kush e o papel da mulher
- Religião egípcia
- Legado cultural das sociedades antigas africanas
- A escrita Hieroglífica
Habilidades específicas de História conforme a BNCC:
(EF06HI07) Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
Planos de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental
Guia de História na BNCC: 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano