Plano de Aula
Formação de Roma e seus aspectos políticos, econômicos e sociais
Roma e seus aspectos políticos, econômicos e sociais
Os romanos construíram um dos maiores impérios do mundo antigo, desenvolveram uma cultura esplendorosa e modelos políticos e sociais que legaram ao tempos modernos. Neste módulo, vamos conhecer e compreender os principais aspectos da civilização romana, tais como as sua organização política e socia e interações econômicas no mundo antigo.
Dados do plano:
Cronograma de aplicação: 12 aulas, conforme planejamento anual.
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Módulo III, 3º Bimestre.
Cronograma de aplicação:
1ª e 2ª aulas | Introdução ao assunto |
3ª a 8ª aulas | Desenvolvimento do tema |
9ª e 10ª aulas | Revisão |
11ª aula | Avaliação intermediária |
12ª aula | Feedback da Avaliação |
Objetos de conhecimento conforme a BNCC:
As noções de cidadania política na Grécia e em Roma: Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.
O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio
Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.
Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).
O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval
Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.
Conteúdo:
A lenda de Rômulo e Remo e a Fundação de Roma
Monarquia romana e a transição para a República
República
Império
A mulher na Roma antiga
Escravos e estrangeiros
Objetivo geral
Conhecer e compreender os principais aspectos da civilização romana, tais como as sua organização política e socia e interações econômicas no mundo antigo.
Objetivos específicos
Conhecer as origens históricas de Roma e as lendas em torno da fundação da cidade.
Identificar geograficamente a localização da península itálica e conhecer os povos que a povoaram antes e durante a fundação de Roma.
Conhecer e compreender os períodos históricos de Roma (Monarquia, República e Império) e aspectos políticos, sociais e econômicos de cada período, assim como os divisões sociais, e o papel da mulher na Roma antiga, situando-os temporalmente.
Compreender as guerras de conquista durante a República romana e a consolidação da expansão territorial durante o Império.
Identificar as relações (comerciais e culturais) que se estabeleceram entre Roma e outros povos a partir do Mediterrâneo.
Conhecer as circunstâncias que levaram ao fim do Império Romano.
Habilidades esperadas conforme a BNCC:
(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano.
(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas
(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.
(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.
(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.
(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.
(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.
Competências específicas de História conforme a BNCC:
Competência 1: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
Competência 3: Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Planos de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental
Guia de História na BNCC: 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano