Plano de aula #609: Roma antiga, aspectos políticos, econômicos e sociais. Conforme a BNCC.

Plano de Aula

Formação de Roma e seus aspectos políticos, econômicos e sociais

Roma e seus aspectos políticos, econômicos e sociais

Os romanos construíram um dos maiores impérios do mundo antigo, desenvolveram uma cultura esplendorosa e modelos políticos e sociais que legaram ao tempos modernos. Neste módulo, vamos conhecer e compreender os principais aspectos da civilização romana, tais como as sua organização política e socia e interações econômicas no mundo antigo.

Dados do plano:

Cronograma de aplicação: 12 aulas, conforme planejamento anual.

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.

Módulo III, 3º Bimestre.

Cronograma de aplicação:

1ª e 2ª aulasIntrodução ao assunto
3ª a 8ª aulasDesenvolvimento do tema
9ª e 10ª aulasRevisão
11ª aulaAvaliação intermediária
12ª aulaFeedback da Avaliação

Objetos de conhecimento conforme a BNCC:

As noções de cidadania política na Grécia e em Roma: Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política.

O Mediterrâneo como espaço de interação entre as sociedades da Europa, da África e do Oriente Médio

Senhores e servos no mundo antigo e no medieval.

Escravidão e trabalho livre em diferentes temporalidades e espaços (Roma Antiga, Europa medieval e África).

O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval

Lógicas comerciais na Antiguidade romana e no mundo medieval.

Conteúdo:

A lenda de Rômulo e Remo e a Fundação de Roma

Monarquia romana e a transição para a República

República

Império

A mulher na Roma antiga

Escravos e estrangeiros

Objetivo geral

Conhecer e compreender os principais aspectos da civilização romana, tais como as sua organização política e socia e interações econômicas no mundo antigo.

Objetivos específicos

Conhecer as origens históricas de Roma e as lendas em torno da fundação da cidade.

Identificar geograficamente a localização da península itálica e conhecer os povos que a povoaram antes e durante a fundação de Roma.

Conhecer e compreender os períodos históricos de Roma (Monarquia, República e Império) e aspectos políticos, sociais e econômicos de cada período, assim como os divisões sociais, e o papel da mulher na Roma antiga, situando-os temporalmente.

Compreender as guerras de conquista durante a República romana e a consolidação da expansão territorial durante o Império.

Identificar as relações (comerciais e culturais) que se estabeleceram entre Roma e outros povos a partir do Mediterrâneo.

Conhecer as circunstâncias que levaram ao fim do Império Romano.

Habilidades esperadas conforme a BNCC:

(EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e republicano. 

(EF06HI12) Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas

(EF06HI13) Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas.

(EF06HI15) Descrever as dinâmicas de circulação de pessoas, produtos e culturas no Mediterrâneo e seu significado.

(EF06HI16) Caracterizar e comparar as dinâmicas de abastecimento e as formas de organização do trabalho e da vida social em diferentes sociedades e períodos, com destaque para as relações entre senhores e servos.

(EF06HI17) Diferenciar escravidão, servidão e trabalho livre no mundo antigo.

(EF06HI19) Descrever e analisar os diferentes papéis sociais das mulheres no mundo antigo e nas sociedades medievais.

Competências específicas de História conforme a BNCC:

Competência 1: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Competência 3: Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.


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