Plano de aula #610: Roma antiga: aspectos culturais e seu legado. Conforme a BNCC.

Plano de Aula

Roma antiga: aspectos culturais e seu legado.

Roma antiga: aspectos culturais e seu legado.

A cultura romana possui fortes reflexos em nosso dia a dia. A língua que falamos, o Direito, a religião, são exemplos claros do legado romano para a cultura ocidental moderna. Neste módulo, vamos conhecer e compreender importantes características do desenvolvimento da cultura romana e seus processos históricos de constituição, considerando os diferentes períodos históricos romanos.

Dados do plano:

Cronograma de aplicação: 8 aulas, conforme planejamento anual.

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.

Módulo IV, 3º Bimestre.

Cronograma de aplicação:

1ª aulaIntrodução ao assunto
2ª a 4ª aulasDesenvolvimento do tema
5ª e 6ª aulasRevisão
7ª aulaAvaliação intermediária
8ª aulaFeedback da Avaliação

Objetos de conhecimento, conforme a BNCC:

O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.

Conteúdo:

Arte romana

Direito romana

Religião

Objetivos geral

Objetivos específicos

Compreender e identificar os principais a produção cultural de Roma, sobretudo aquele manifesto nas arte, literatura e no direito.

Entender a expansão cultural romana, a partir interação entre os romanos e os diversos povos que integraram o império Romano.

Compreender a origem e formação das diversas línguas derivadas do latim e seu processos históricos de constituição, incluindo a Língua Portuguesa.

Compreender aspectos da religião romana, o surgimento do cristianismo, seus antecedentes e posterior reconhecimento como religião oficial do império e os processos políticos e sociais que envolveram a propagação do cristianismo pelos domínios do império romano.

Habilidades esperadas, conforme a BNCC:

(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

Competências específicas de História, conforme a BNCC:

Competência 2: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Competência 7: Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.


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