Plano de Aula
Roma antiga: aspectos culturais e seu legado.
Roma antiga: aspectos culturais e seu legado.
A cultura romana possui fortes reflexos em nosso dia a dia. A língua que falamos, o Direito, a religião, são exemplos claros do legado romano para a cultura ocidental moderna. Neste módulo, vamos conhecer e compreender importantes características do desenvolvimento da cultura romana e seus processos históricos de constituição, considerando os diferentes períodos históricos romanos.
Dados do plano:
Cronograma de aplicação: 8 aulas, conforme planejamento anual.
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Módulo IV, 3º Bimestre.
Cronograma de aplicação:
1ª aula | Introdução ao assunto |
2ª a 4ª aulas | Desenvolvimento do tema |
5ª e 6ª aulas | Revisão |
7ª aula | Avaliação intermediária |
8ª aula | Feedback da Avaliação |
Objetos de conhecimento, conforme a BNCC:
O Ocidente Clássico: aspectos da cultura na Grécia e em Roma.
Conteúdo:
Arte romana
Direito romana
Religião
Objetivos geral
Objetivos específicos
Compreender e identificar os principais a produção cultural de Roma, sobretudo aquele manifesto nas arte, literatura e no direito.
Entender a expansão cultural romana, a partir interação entre os romanos e os diversos povos que integraram o império Romano.
Compreender a origem e formação das diversas línguas derivadas do latim e seu processos históricos de constituição, incluindo a Língua Portuguesa.
Compreender aspectos da religião romana, o surgimento do cristianismo, seus antecedentes e posterior reconhecimento como religião oficial do império e os processos políticos e sociais que envolveram a propagação do cristianismo pelos domínios do império romano.
Habilidades esperadas, conforme a BNCC:
(EF06HI09) Discutir o conceito de Antiguidade Clássica, seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.
Competências específicas de História, conforme a BNCC:
Competência 2: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Competência 7: Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Planos de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental
Guia de História na BNCC: 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano