O que é História? Como é produzida e por que nos dedicamos a estudá-la? Essas são perguntas norteadoras para o início dos trabalhos com este plano de aula, onde serão abordados dois objetos de conhecimento da BNCC para o 6º ano do Ensino Fundamental: “A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias” e “Formas de registro da história e da produção do conhecimento” e serão trabalhadas as habilidades EF06HI01 e EF06HI02 da BNCC.
Plano de aula
História, Tempo, Documentos e Fontes Históricas
Cronograma:
- Cronograma de aplicação: 12 aulas.
- Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
- 1º Bimestre.
Aulas | Desenvolvimento |
---|---|
1ª e 2ª aulas | Introdução ao assunto |
3ª a 8ª aulas | Atividades e conteúdos |
9ª e 10ª aulas | Revisão |
11ª aula | Avaliação intermediária |
12ª aula | Feedback da Avaliação |
Objeto de conhecimento conforme a BNCC:
- A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.
- Formas de registro da história e da produção do conhecimento.
Objetivo geral:
Compreender a importância e formas de marcação do tempo na perspectiva de diferentes civilizações, assim como, a sua importância para a construção historiográfica.
Objetivos específicos:
- Compreender o que é a História como campo de conhecimento científico e a sua importância para a compreensão dos processos sociais.
- Compreender as diversas concepções de tempo e compreendê-lo sob a perspectiva do historiador.
- Entender uma linha do tempo tempo da história sob a perspectiva cronológica e reconhecer o fator eurocêntrico na divisão tradicional dos períodos históricos.
- Distinguir, sob a perspectiva dos eventos históricos, os conceitos de diacronia e sincronia.
- Identificar um documento histórico e compreender o que são as fonte historiográficas.
Conteúdo programático:
- O que é História e o que é Tempo Histórico.
- Para que serve, com e porque estudamos História.
- Documento, fontes históricas e como trabalham os historiadores.
- Linha do tempo e os conceitos de sincronia, diacronia e cronologia.
Habilidades específicas de História conforme a BNCC:
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Competências específicas de História conforme a BNCC:
CEH02: Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
Orientações didáticas
Textos de apoio
O que é o tempo e como os historiadores compreendem o tempo
O tempo é objeto de estudo das mais variadas áreas do conhecimento, tais como a Física, a Filosofia e também a História. Aos físicos e aos filósofos importam a sua dimensão metafísica. Já aos historiadores, interessa-lhes medi-lo e organizá-lo sob as perspectiva cronológica para situar fatos e eventos de forma temporal, observando as sincronias e diacronias dos eventos em diversos tempos e espaços. É nesse sentido que o tema deve ser trabalhado no contexto deste plano de aula, como abordagem introdutória para levar os estudantes à compreensão do tempo na perspectiva do historiador (CEH03).
Tempo cronológico e marcação do tempo ao longo do tempo
Desde a sua constituição como ciência, a História estabelece marcos temporais para divisão do tempo em períodos históricos. Essa divisão temporal, tais como História Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea, são importantes como referências temporais e devem ser compreendias pelo estudante, no entanto, é importante ressaltar que tais períodos partem de uma perspectiva eurocêntrica da história e exercem uma lógica de exclusão de outras civilizações que também possuem a sua história e processo de desenvolvimento diferentes. É importante, então, que o estudante possa compreender essa lógica e estabelecer elos temporais entre as diversas civilizações do passado e do presente para uma compreensão global do processo histórico da humanidade (CEH02).
Linha do tempo e os conceitos de sincronia, diacronia e cronologia.
Os conceitos de sincronia e diacronia são caros ao historiador pois a parti dessa perspectiva, orienta a sua pesquisa. Trabalhar com os estudantes uma linha do tempo, mesmo que a partir da tradicional organização (antiga, média, moderna e contemporânea), os ajuda a situar-se temporalmente na história da humanidade. No entanto, é necessário avançar no sentido de situá-los quanto às sincronias históricas, considerando diversos tempos, espaços e práticas culturais. Partir do cronológico, em uma ordem sucessivas dos fatos para referenciá-los temporalmente, a partir de alguma referência, para em seguida ampliar o leque de possibilidade de compreensão da história do homem (CEH02).
Planos de aula para o 6º ano do Ensino Fundamental
Guia de História na BNCC: 6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano